7 found
Order:
  1.  14
    As opiniões reputadas (endoxa) no contexto atual.Idalgo José Sangalli - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022034.
    A proposta deste ensaio é somente indicar uma possível contribuição da noção de _endoxa_ de Aristóteles para o debate ético-político contemporâneo. A definição de _endoxa_ dada no início dos _Tópicos_ permite compreender a natureza, a função e o seu valor na argumentação dialética, que é diferente da demonstração científica do silogismo teórico e, também, permite identificar as diferenças entre as meras opiniões (_doxa_) e as opiniões reputadas (_endoxa_). Os _endoxa_ funcionam como um primeiro princípio da demonstração e têm valor elevado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica.Idalgo José Sangalli & Jaqueline Stefani - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):49-68.
    Não é possível ter pleno desenvolvimento da virtude moral e, consequentemente, uma boa educação sem entender o uso da razão e dos recursos metodológicos que orientam à ação moral. A partir de conceitos da ética aristotélica, seu método e sua finalidade, o objetivo deste estudo é apontar à necessidade de compreendê-los adequadamente para poder indicar possíveis contribuições para o debate em torno da necessidade de formação moral e ética nos ambientes educativos. "Saber viver", para além do conhecimento científico e mesmo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    A distinção legalidade-moralidade na crítica de Hegel a Kant.Idalgo Jose Sangalli & Mateus Salvadori - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):79-100.
    Este artigo tem como objetivo tratar da crítica de Hegel a Kant a partir da distinção entre legalidade e moralidade. Enquanto Kant permanece preso ao formalismo, Hegel aponta princípios conteudísticos, pois considera que somente a partir deles é possível estabelecer deveres particulares. Kant define o certo, o bem e o justo a partir de um procedimento que visa à universalidade. A distinção entre legalidade e moralidade é realizada a partir de seus móbeis. A razão, em Kant, não é legisladora, pois (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Considerações sobre a historiografia do 'averroísmo'.Idalgo José Sangalli - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (3):489-505.
    SÍNTESE - O autor tece algumas consideraçõesem torno do contexto e das características doprincipal alvo das condenações de 1277: o movi-mento filosófico cunhado de “averroismo”.Aponta a necessidade de rever a equivocadaleitura tradicional realizada, principalmente porhistoriadores como Renan e Mandonnet, sobre aposição e a atitude filosófica de seus principaisexpoentes.Estes "aristotélicos radicais” seguem a concep-ção de filosofia de Aristóteles, contaminada porelementos neopiatônicos e pela interpretaçãoárabe, os quais são justamente caracterizadosnos estudos recentes de modo mais moderado,reavaliando-se as suas contribuições nos debatesem torno do (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  16
    Jacobi de pistori – quaestio disputata de felicitate.Idalgo José Sangalli - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (3):591-611.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  52
    The conquest of happiness through philosophy: the example of Boethius.Idalgo José Sangalli - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (3):65-86.
    A análise visa a uma reflexão sobre ética e educação na obra De consolatione philosophiae, de Boécio. A partir da posição e atitude filosófica e de uma breve exposição geral do trabalho, procura-se compreender o processo boeciano de busca da felicidade, exposto no Livro III. No diálogo entre a Filosofia e Boécio, é retomada a ideia de que todos os homens desejam alcançar o bem final identificado como felicidade. Perdidos na multiplicidade fragmentada dos bens exteriores das paixões, os homens devem (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  21
    RESENHA - CATAPANO, Giovanni. L’idea di filosofia in Agostino. Subsidia Medievalia. Patavina. Padova: Il Poligrafo Casa Editrice, 2000. [REVIEW]Idalgo José Sangalli & Manoel Vasconcellos - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (3):487-504.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark